Liderar é a Capacidade de Influenciar para o Bem

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Aprenda a servir para liderar.

É uma grande responsabilidade gerenciar toda uma equipe e é extremamente complicado gerenciar uma empresa, equipe e as próprias tarefas sem que a cabeça dê um nó. Muitas vezes você acaba não agindo como um líder por causa de toda pressão estabelecida e por muitas das vezes a ignorância vem antes do mau relacionamento.

Algumas pessoas agem cegamente e creem piamente que são lideres qualificados para gerenciar uma empresa, funcionários e ainda dar conta das próprias responsabilidades. O trabalho do outro sempre é mais fácil no ponto de vista qualquer, assim como a grama do vizinho é mais verdinha, para isso deixamos algumas características de como coordenar e liderar uma equipe/empresa.

  • Capacidade de Comunicação: Falar muito não significa que você tem uma grande habilidade em comunicação. Falar apenas o suficiente é uma vantagem, já que somente poucas palavras são necessárias para que as pessoas entendam o que você está dizendo, na ocasião que estiver. É muito importante ouvir, na maioria das veze, ouvir é muito mais importante que falar.
  • Postura Profissional Adequada: Saber qual posição tomar em cada situação é deveras satisfatório. Seja sério quando a situação exigir seriedade. Aja de acordo com a sua função e o que ela lhe pede, além de suprir as expectativas dos seus superiores. As pessoas lhe respeitarão dependendo da sua postura, há momentos e momentos e há liberdades e liberdades, portanto, cuidado.
  • Humildade: Ser humilde é uma característica que vem conosco desde sempre. Se você alcançou um alto nível profissional é porque além de bom funcionário, você teve uma boa equipe para te ajudar. Ninguém é bom ou consegue subir de patamar sozinho. Reconheça! As pessoas dependem uma das outras para sobreviver e com você não será diferente. Arrogância e prepotência não te darão o respeito e a admiração dos seus funcionários e das outras pessoas a sua volta. Humildade e compreensão define um líder.
  • Criatividade e Inovação: Ser pró-ativo e pensar no melhor da empresa é um grande passo. Estar sempre pensando no melhor para que sua empresa cresça todos os dias em todos os níveis possíveis é importante. Pense constantemente no melhor, tanto da sua empresa, quanto dos seus clientes.
  • Seja Responsável: Um bom líder que se preze sabe que a responsabilidade constante dele, faz com que o exemplo que ele dá influencia no comportamento dos funcionários. Ser responsável e estar sempre presente em seu ambiente de trabalho são de fato essenciais para que nada fuja de seus olhos e mostra que você está ali para ajudar os seus funcionários, além de estar de olho em tudo o que acontece para o bem estar de sua empresa.
  • Dê Exemplos: Para um líder o ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não se aplica. Tudo o que é pedido por ele em termos de responsabilidades, são feitos por ele. Um líder se torna um líder quando se coloca no lugar do funcionário e age como um. Servir para liderar é um principio de humildade e respeito, é o sucesso da forma mais prazerosa.
  • Fornecer Feedback: Trazer resultados aos seus funcionários é muito bom. Mostrar a eles qual foi seu erro ou acerto é importante para que eles saibam como melhorar. Lembre-se que um líder elogia em publico e repreende em particular. Seus funcionários precisam saber se o que quer que eles estejam fazendo é positivo ou negativo.
  • Faça perguntas e peça conselhos: Uma relação, com base na confiança com seus funcionários é interessante. Muitos chefes não mantem um bom relacionamento com sua equipe. Procure entender as opiniões de sua equipe, pergunte sobre o que acham o que melhorariam. Peça conselhos, pedir conselhos é tão importante quanto dar.
  • Resolva os Problemas: Na maioria das vezes não é sua equipe que irá resolver os problemas da sua empresa. Com a liderança, a responsabilidade vem em dobro. Os lideres bem sucedidos sabem enfrentar os problemas de frente, está sempre um passo a frente para descobrir algum erro e assim, não estar diante de uma situação desconfortável.

Liderar é a capacidade de influenciar pessoas para o bem. Isso faz com que elas se tornem entusiastas, que contribuam para o bem estar da empresa com excelência.

“O primeiro passo de qualquer líder é criar novos líderes” – James C. Hunter

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